Alberto-61-3.png

Todos posts

Processo Trabalhista

Alberto Brandão

Minha História como Advogado Trabalhista em Florianópolis



Em minha atuação como advogado trabalhista recebo, diariamente, de todo o Brasil, problemas que empresários têm com seus funcionários e rotinas de trabalho.

Estes clientes buscam uma solução para seus processos trabalhistas e uma saída para a redução de encargos sociais.

Como costumo atuar na resolução de grandes problemas, este fato despertou em meus clientes, curiosidade a meu respeito e a respeito da minha experiência com a advocacia trabalhista. Afinal, muitos estão confiando o problema mais significativo de suas vidas ao meu escritório.

É por isso que, avaliar quem está defendendo o seu negócio, é um assunto de extrema relevância.

Principalmente se você costuma receber vários processos trabalhistas ou acabou de tomar uma ação trabalhista de alto valor em sua empresa.

Você não deve hesitar em conhecer a história do seu advogado e, por esse motivo, quero compartilhar um pouco sobre mim.

  1. Minha grande inspiração

  2. Aprendendo a conciliar emprego e faculdade

  3. A descoberta da minha paixão pelo Direito do Trabalho

  4. Minha carreira como advogado trabalhista em Florianópolis

  5. A escolha por assessorar e defender empresas de processos trabalhistas

  6. O período mais desafiante na minha vida e dos meus clientes

  7. Meu escritório


Minha grande inspiração

Desde criança, sempre tive aptidão para ajudar pessoas.

Com certeza, a vontade de contribuir, é fruto de uma lição muito bem aprendida, ensinada pelos meus pais.

Minha família sempre me inspirou a auxiliar o próximo. E, este ensinamento, funcionou como uma trilha para mim. Me direcionou para o momento atual.

Ao longo dos anos, meus pais conseguiram me proporcionar estudos e qualidade de vida para correr atrás dos meus sonhos.

E foi correndo atrás destes sonhos, que acabei me encontrando na advocacia.


Aprendendo a conciliar emprego e faculdade

Meu primeiro contato com o Direito do Trabalho foi no meu primeiro emprego, quando trabalhei como empregado em uma rede de lojas de roupas.

Apesar de ter trabalhado em outros lugares, essa loja de roupas foi a que mais me proporcionou experiências marcantes.

Lá, eu pude vivenciar um pouco do cotidiano do comércio e compreender sobre as dificuldades que os empresários enfrentam – tanto com clientes, quanto com rotinas administrativas e operação.

Foi trabalhando como vendedor nesta loja de roupa, que despertei minha curiosidade pelas regras da CLT.

Enquanto trabalhava como vendedor, resolvi iniciar meus estudos na faculdade de direito. Assim, poderia aprender um pouco mais sobre as leis trabalhistas.

Como toda pessoa que busca alcançar seus sonhos, eu também encontrava dificuldades em conciliar trabalho e estudo. Como consequência, eu precisei abdicar da minha vida social para poder cumprir com as minhas obrigações.

No entanto, eu sabia que, futuramente, cada sacrifício valeria a pena.


A descoberta da minha paixão pelo Direito do Trabalho

Já na Faculdade, percebi, de imediato, que o Direito do Trabalho era a matéria que mais me agradava. Conseguia absorver ao máximo o conteúdo e gostava muito de estudar sobre questões trabalhistas.

Identificando a minha facilidade em compreender a disciplina, foquei em encontrar um trabalho que fosse na área trabalhista, pois, no fundo, eu sabia que possuía muita afinidade com os temas trazidos pela CLT.

Acabei conseguindo o que queria.

Durante a faculdade, trabalhei no Banco do Brasil, atuando como Assistente Jurídico no setor trabalhista.

Trabalhar no setor jurídico do Banco do Brasil foi uma experiência enriquecedora. Lidei com diversos processos trabalhistas e consegui enxergar de perto como funciona a Justiça do Trabalho.

Ainda no começo da faculdade, participei de diversas audiências trabalhistas e, com frequência, visitava o Tribunal Regional do Trabalho, sempre acompanhado de um advogado trabalhista.

Para um jovem estudante, conhecer desde cedo a prática da advocacia é uma vivência impagável.

E foi assim que, desde o meu primeiro estágio, soube que a advocacia trabalhista era o caminho que eu queria seguir.

Após o estágio no banco, consegui trabalhar em outros dois escritórios de advocacia, sempre com atuação voltada para o Direito do Trabalho.

Busquei me aperfeiçoar nessa área e o direcionamento dos estudos me pareceu ser o melhor caminho.


Minha carreira como Advogado Trabalhista em Florianópolis

Logo no meu primeiro trabalho como advogado, fui contratado para atuar como Coordenador Trabalhista de um grande escritório, comandando uma carteira de mais de 25 clientes e mais de 150 processos trabalhistas.

Na rotina do escritório, vivenciei as mais diversas situações.

Realizei inúmeras defesas trabalhistas, perícias, além de horas de preparações para audiências de instrução.

Estudar processos trabalhistas é uma tarefa que é necessária na vida de qualquer advogado.

A rotina de um advogado trabalhista é bastante cansativa, mas recompensadora.

Durante esses anos, aprendi que, a experiência em ações judiciais, auxilia na construção de um bom advogado. Por esse motivo, contribuí com a defesa trabalhista de diversas empresas, dos mais variados setores.

Para desenvolver ainda mais a minha prática trabalhista, também aprendi a me comunicar melhor, o que automaticamente me direcionou para a minha paixão: a Assessoria Trabalhista Preventiva.

A ideia de sentar com o cliente, planejar, organizar, resolver e até mesmo anteceder problemas, relembrou os meus princípios e os motivos que me levaram à advocacia.

Eu pude ver de perto que, este trabalho preventivo, reduziu riscos jurídicos e causou impacto financeiro positivo a diversos clientes. Eu estava ajudando pessoas!

Foi através da assessoria trabalhista que consegui conhecer, verdadeiramente, as operações internas das empresas, além dos líderes das equipes e, também, os funcionários.

É como já disse. Para mim, uma das melhores sensações que a advocacia nos permite sentir, é poder amparar aqueles que precisam.


A escolha por assessorar e defender empresas de processos trabalhistas

Durante meus anos de prática jurídica, conheci ramos de atuação muito diferentes, como: bares, restaurantes, deliverys, bancário, industrial, construção civil, clinicas médicas e comércio.

Por meio destas experiências, consegui aprender como lidar com processos trabalhistas e, principalmente, como evitá-las.

Defender empresas de processos trabalhistas é parecido com um jogo de xadrez. É necessário “antecipar a jogada do adversário“, a fim de que seja evitado grandes prejuízos financeiros.

Percebi que empreender e trabalhar no ramo empresarial não é nada romântico como pintam por aí.

No setor empresarial, a realidade é dura: por vezes, ter uma boa gestão não é o suficiente para manter um negócio. É preciso muita dedicação e perseverança dos empresários para que uma empresa tenha sucesso.

Realizei consultoria e assessoria trabalhista para grandes empresas da cidade de Florianópolis.

Pude entender de perto quais são as suas principais dores e dificuldades na gestão.

Consegui demonstrar que o auxílio jurídico pode evitar muitas dores de cabeça.

É muito bom ver a satisfação no rosto do cliente, que por meio de uma simples conversa com seu advogado, pode se livrar de inúmeros gastos desnecessários.


O período mais desafiante na minha vida e dos meus clientes

No último ano, também acompanhei de perto o sufoco vivenciado por empresários, os quais sentiram na pele uma grande aflição: ter sua empresa fechada pela pandemia do coronavírus.

Para piorar a situação vivenciada, muitos ainda receberam processos trabalhistas, o que dificultou ainda mais a situação vivenciada.

No ano de 2020, concentrei todos os meus esforços para dar atenção, especificamente, aos empresários, visto que estes necessitavam de muito apoio. E o resultado foi bastante positivo!

Apesar da crise ter atingido em cheio todos os empresários, consegui realizar um direcionamento importante para essas empresas, por meio da Assessoria Jurídica.

Através de um trabalho árduo, muitos negócios conseguiram inovar e mantiveram seu funcionamento.

Para que tudo isso desse certo, tive que estudar e me dedicar às – diversas – alterações das leis trabalhistas que ocorreram em 2020.

É bom lembrar que o advogado trabalhista tem o dever de se manter atualizado (exija o mesmo do seu).


Meu escritório

Minha missão como advogado trabalhista é estimular o crescimento de empresas, criando a estratégia ideal para o cenário do seu estabelecimento.

Com toda a minha experiência em vários negócios bem-sucedidos, aliada a crise atualmente vivenciada pelo país, aprendi a identificar padrões de sucesso e padrões de insucesso.

Descobri que, atualmente, é possível utilizar vários dispositivos e softwares para otimizar seu negócio, diminuir custos com mão de obra, admitir novos funcionários e gerenciar corretamente a sua empresa.

Entendi que posso melhorar a imagem da sua empresa perante o mercado, gerando um verdadeiro diferencial frente a sua concorrência!

O ramo empresarial é um meio extremamente competitivo, mas esse não é o principal fator pelo qual milhares de negócios fecham todos os anos.

Muitas vezes, existem pequenas complicações diárias dentro dos negócios, que se tornam grandes problemas.

Na minha prática como advogado, consegui evitar decisões equivocadas dentro das empresas, reduzindo as chances destes negócios sofrerem com processos trabalhistas.

Este ano resolvi criar o blog para ajudar o mercado nacional empresarial.

Minha intenção é auxiliar quem possui dúvidas frequentes sobre o seu próprio negócio e para se proteger de processos trabalhistas.

E para poder alcançar o máximo possível de empresários, alterando a cultura organizacional dessas empresas, meu escritório vai atuar de modo digital. Ou seja, conseguirei assessorar empresários de todo o Brasil!

É muito importante que todos tenham acesso a uma assessoria trabalhista de qualidade. Isso é possível com a advocacia digital.

Independente da distância entre advogado e empresa cliente, é possível manter um bom relacionamento e superar os níveis de satisfação do cliente.

Quero te dizer que, através do meu blog, vou conseguir sanar muitos dos seus problemas com as dicas que dou aqui. Tenho certeza que vou entregar informações que irão te ajudar na sua caminhada.

O post que tem mais acesso no meu blog e ajudam muitos empresários, é:

  1. Recebeu um processo trabalhista? Saiba o que a sua empresa deve fazer

  2. Assessoria jurídica para se livrar de processos trabalhistas

  3. Consulta trabalhista para se livrar das principais dúvidas

  4. Já pensou em reduzir custos trabalhistas em sua empresa?


Como vocês podem perceber, o Direito do Trabalho sempre esteve presente na minha vida. Aprendi a amar a área trabalhista. Atuar nesta área é minha vocação.

Uma das minhas maiores realizações pessoais e profissionais é saber que: eu consigo fazer o seu restaurante crescer – ajudo você a se livrar de dores de cabeça e te auxilio a cumprir todas as suas metas e sonhos.

Alberto Brandão

OAB/SC 59.611

Advogado Trabalhista, com atuação exclusiva para empresas dos ramos de Bares e Restaurantes. Nas horas vagas, gosta de descobrir novos restaurantes e andar de moto.